domingo, 4 de dezembro de 2011

Céu Esfumaçado - Etec Fernando Prestes.

       Etec Fernando Prestes - Foto de: Samantha Bittencourt

Eram 19h e alguns minutos de uma noite de sábado, meados de dezembro. No pátio da velha Etec Fernando Prestes o apagar das luzes de mais um Projeto Integração. O pessoal recolhendo os instrumentos e o grosso das pessoas no Anfiteatro, assistindo os minutos finais da premiação da Gincana.
Uma cena aparentemente normal, para qualquer um que não tenha estudado na Etec Fernando Prestes. Pois para ele era uma mistura do amargo por há certo tempo ter deixado tudo aquilo para trás, com uma engraçada sensação de felicidade por saber que as coisas continuam iguais, ou seja, com aquela estranha magia que ele viveu.
O ar é denso, e o aperto em seu estômago torna insuportável respirar. É hora de se isolar um pouco e refletir. Ele apanha um cigarro, pois a fumaça contribui com o pensamento - ao menos com o seu -, e senta-se em uma velha mureta. Já no avançado da reflexão ele tem um click, um estalo de consciência. Neste momento ele se torna mais pesado que o céu. Afinal, se lembrara que exatamente ali naquela mureta - há quase 6 anos atrás - , foi que ele conhecera seus primeiros amigos naquela escola. Eram meados de 2006.
Foi quase impossível engolir o ar, ele realmente estava com um nó apertado em sua garganta. Olhar para a quadra de futsal, para a velha rede de vôlei, a escadinha, tudo mais ou menos como estava quando ele se formou. No alto, a lua estava bonita, a estrela Dalva e o céu esfumaçado. Exatamente como estavam as lembranças em sua cabeça - bonitas e esfumaçadas.
Foi realmente tudo muito bom, não fossem as mazelas da vida as coisas poderiam ser sempre assim. Mas não cabia espaço para lamentos, apenas boas lembranças, e a certeza de ter aprendido o bastante para aprender mais e enfrentar as adversidades da vida sem exitar.
Por fim, ele se levanta; esfrega as mãos no rosto e baixa o cenho - num respeitoso sinal de gratidão e respeito. 

Marco Aurélio

2 comentários:

  1. Que liiiiiiiiiindo! Eu li isso ouvindo Bon Jovi e foi emocionante! Tenho orgulho de dizer que estudei na mesma escola que vocês, meus veteranos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não explicaria melhor como me sinto.

    Parabéns!

    ResponderExcluir