segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

OS EXCLUÍDOS DA HISTÓRIA: OPERÁRIOS, MULHERES E PRISIONEIROS.



De cara, instigante. Esse livro é na verdade uma seleção de textos de Michelle Perrot,doutora em história francesa,que dedicou sua vida acadêmica à pesquisas relacionadas ao mundo popular da França do século XIX,e como cita a Introdução "Deixando de lado mitos, representações ideológicas e posições partidárias,Michelle se mistura em suas pesquisas com as "bases",a massa dos obscuros desde sempre excluídos da história."

Pois bem, o livro é dividido em três partes: Na primeira, OPERÁRIOS, podemos notar amplas informações da vida do proletariado da primeira metade do século XIX, da vida das mulheres nas fábricas, da visão dos chefes vistos pelos operários - "opressores, déspotas e tiranos" ou "senhores barrigudos e pândegos", das lutas, da relação da família, enfim, da construção da classe operária francesa.

Na segunda parte, MULHERES, um tema ambíguo e atual, como a própria autora diz.Se não relatadas como "sedutoras, rainhas da noite, opostas à razão lúcida e traiçoeira", também são as mulheres que "puxam os fiozinhos dos bastidores, enquanto os pobres homens, como marionetes, mexem-se na cena pública".Os textos vêm a discutir a posição social da mulher, o poder, da rebeldia e questionamentos que originaram práticas feministas e sindicalistas, da dona de casa à assalariada.

E na ultima parte, PRISIONEIROS, apresenta reflexões quanto ao sistema penitenciário - "feita para punir, mas também para reintegrar os delinqüentes à sociedade, "corrigir os costumes dos detentos, a fim de que seu retorno à liberdade não seja uma desgraça nem para a sociedade, nem para eles mesmo" a prisão acaba por excluí-los. - do obstáculo em conseguir arquivos,da situação de vergonha social - "Há aversão inveterada em todas as classes da população em relação aos libertos". Além disso,retrata a situação das prisões em 1848,das tensões e revoltas e a instituição carcerária.Também cita os Apaches , os "jovens malandros dos subúrbios" e toda a repercussão de sua rebeldia.

O livro é um excelente instrumento de pesquisa, e pode notar-se que os seus dados são fruto de muita pesquisa da historiadora (Por isso mesmo, desconsiderem a superficialidade da minha resenha, quem se interessar pelo tema poderá deliciar-se com a clareza e a instigante análise de Michelle).

Particularmente, achei as pesquisas fantásticas.Seria interessante se pudéssemos ler o mesmo tipo de pesquisa, mas no Brasil, não é mesmo? Num mundo hostil,somente os grandes revoltados, ou os grandes condenados, ousam falar.


" A paixão de Perrot pelo belo lhe impõe uma linguagem direta, clara e elegante ao extremo, sem prejuízo do rigor conceitual; revelando verdadeiras lições de como se faz pesquisa, seus textos expõem o arcabouço teórico e os procedimentos da análise, e oferece a oportunidade de conhecê-los e avaliá-los"

Agradecemos a contribuição da Secundarista Thais Rosa.

Equipe Lâminas Verbais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário