sábado, 21 de abril de 2012

Contos, causos e crônicas do Índio - Mestiços e descendentes é o que restou.


- Parabéns!
A ausência de lágrimas não disfarçou a emoção no simbólico dia, no entanto confesso não sou digno das homenagens. Muitas gerações se passaram, tantos desapareceram e outros estão ilhados. O impasse vêm se arrastando por séculos.
Na medida do possível, procuro contribuir para manter o pouco que resta da cultura através dos "Contos e Causos" e miniaturas artesanais de utensílios, mas isso é tão pouco diante da imensidão das divergências e injustiças ainda nos dias atuais.
Sou um parente tão distante dos donos da terra, todavia em minhas veias ainda correm algumas gotas do sangue puro, sendo assim digo que o mal causado àquele povo jamais será reparado, pois ninguém devolverá aquilo que deles foi tirado. Talvez todo Brasil e países vizinhos.
A título de curiosidade podemos destacar certa época, onde somente na América do Sul o numero de nativos era estimado em mais de oito milhões, divididos em cerca de trezentas nações com culturas e idiomas distintos. Quem Sabe, pela ganância ou ignorância dos invasores foram chamados de Índio e quase extintos do planeta. Que pena, tanto tinham para nos ensinar!
Os que restam estão praticamente confinados em reservas demarcadas, mais não respeitadas, apesar dos esforços dos sertanistas órgãos oficiais e outros.
"DUAS VEZES ÍNDIO" poderá ser o título do livro que pretendemos lançar. Perto de duzentas páginas já estão escritas onde Naiasmim e Uanã travam violento combate em defesa do território. As águas da maior hidrelétrica da América Latina irá engolir a milenar tribo do cacique Mandi?
Sem a pretensão de ser o enredo escrito a três anos, confunde-se com fatos reais, desta feita, a emoção deixa rolar muitas lágrimas...
Em homenagem aos antepassados direi que na terra dos caraíbas tem muita gente de boa vontade sem estes não existiriam os mestiços ou descendentes. Dos natos foi tirada a semente. 

Dedicado à Maria Paula  Turim.


Prof. Pedro a Jéssica perguntou da camiseta do Lâminas.

Autor: Neusir - Índio.

3 comentários: