sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Será que a mídia influencia a opinião das pessoas???


Materiais e técnicas utilizadas:
Papel sulfite, lapiseira, lápis de cor
 e acabamento de elementos do
 segundo plano e dos personagens 
no Photoshop. 
chargista: Rodrigo Petit


Sugestão de Leituras

Indústria Cultural: revisando Adorno e Horkheimerdisponível em: <http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/211.pdf> último acesso em 17/09/11.
Este é um artigo produzido por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores ligados às ciências humanas que faz uma explanação dos principais conceitos desenvolvidos por Adorno e Horkheimer ligados à temática da indústria cultural. Estes filósofos ( pesquisadores de uma corrente de pensamento filosófico intitulada Escola de Frankfurt) são referências bibliográficas para qualquer pesquisa que envolva estudos sobre a indústria cultural, cultura de massa, mídia e ideologia, etc. 



Dalética do Esclarecimento disponível para download em:
Este livro foi escrito por Adorno e Horkheimer e nele se encontra o capítulo intitulado (A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas) no qual eles discorrem sobre a indústria cultural. Este livro pode ser baixado na íntegra através do link acima. 

Sugestão de Documentários

The History Channel: O Controle da Mente - disponível para exibição em:
Um excelente documentário produzido pelo The History Channel que, em sua primeira parte, mostra tecnologias de ponta que estão sendo desenvolvidas por órgãos públicos e privados para ter acesso e, consequentemente, controle sobre a mente humana. 
Na segunda parte do documentário é demonstrado como a prática da fascinação e do controle da mente sempre foram utilizadas por políticos e líderes religiosos no decorrer da história humana para controlar o comportamento, as ideias e os desejos das pessoas.
Documentário fantástico e informativo: vale a pena assisti-lo! ;-)

Ass-Rodrigo Petit

4 comentários: