quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Turbilhão de Idéias


O Grito - Edvard Munch
Uma série de coisas passa e perpassa pela cabeça. Uma verdadeira marcha de idéias e pensamentos, desfoques, desconexos e desvirtuados.
Não sei nem donde vim, tampouco para onde irei. O que sei é que no exato agora, estou fudido. A vida me fodeu, as circunstâncias me foderam, e não chego nem ao ponto de lamentar por isso. As coisas vão tão de mal a pior, que não há por que se queixar.
O problema não é pontual, nunca foi. O caso é o seguinte: - Surgimos em um mundo insano e insensato, onde as coisas já estavam todas de pernas para o ar. É praticamente impossível conservar a sanidade, a sobriedade, a coerência e a vontade de se manter nos eixos, em um mundo como este.
Os nossos saqueadores, bandidos, pilantras, safados e filhos da puta, estão no poder. Estão no poder, e no controle de um estado que, em tese, existe para nos proteger e bem servir. Conversa. Todos nós sabemos que este estado existe para nos reprimir, repreender, punir, manter calados, amordaçados, inertes, anestesiados e sem a menor vontade de se levantar.
É para isso que existe o estado, é para isso que existe a mídia burguesa, e sobretudo, e meio a toda essa sujeira e podridão é que nós existimos. Na realidade subsistimos. Não produzimos nada que seja nosso, tudo que produzimos é para outrem, que sequer sabe de nossa existência.
É nesse mundo de alienação, subserviência, solidão e cheio de maracutaias que me localizo. E sinto nojo, ódio, repulsa, angústia, inquietação, e por fim...Desespero.
Mas ainda há algo de bom na caixa da Pandora. Esperança. É isso que mantém  a mente no lugar. A esperança de que se pode mudar a situação. Ou ao menos dignificar-se, lutando contra a opressão e a sujeirada do mundo. Esperança é nossa cura. Mais verdadeira e benéfica que qualquer placebo.
Porém, é preciso alertar. Esperança sem luta é como um martelo sem cabo, ou seja, de nada nos serve.



Pensem nisso, foi apenas um desabafo, mas quem sabe não sirva para algo além de me aliviar.



Marco Aurélio

2 comentários:

  1. Esperança sem luta de nada nos serve, assim como lutar sozinho. É confortante ler desabafos deste tipo, por saber que não estamos sozinhos no mundo, porque a maioria esmagadora já se acomodou e nem se importa e uma pergunta que me faço há algum tempo é se existe uma fuga de tudo isso. Uma das soluções encontrei nos textos do Thoreau, é bem interessante ;)

    ResponderExcluir
  2. Que fera Dani, vou ver esse Thoreau ae. Se tiver algo legal dele me passe também. Me interessei =P


    Marco Aurélio

    ResponderExcluir