sábado, 27 de agosto de 2011

Mac dia feliz / mais valia e maquiagem


Saudações saudações, meus colegas e leitores do Lâminas Verbais. Nesta maravilhosa tarde de sábado ocorre o famigerado Mac dia feliz. Dia em que todos os lucros - obtidos com a venda de Big Mac´s - da máquina capitalista chamada Mac Donald´s serão revertidos para a caridade.
Porém fico pensando, será que é válida essa iniciativa? Será mesmo que um dia de caridade apaga os outros trezentos e sessenta e quatro dias de exploração e maus tratos aos funcionários?
Sinceramente acredito que não. De que adianta esse "iniciativa nobre", se no restante do ano a empresa explora, suga, humilha, mal trata e retira tudo que pode de seus funcionários? É extremamente contraditório, hipócrita e mascaradora essa prática.
Afinal, o termo mais-valia - já bastante malhado pela esquerda - é válido até hoje. Se pararmos para analisar a questão do lucro, percebemos que este não vem de outro lugar se não do trabalho não pago. A empresa, pela lógica da mais-valia, precisa retirar o máximo da capacidade produtiva de seu funcionário, pagando-lhe o mínimo possível - para que este possa ser capaz de recriar suas forças produtivas e vendê-las novamente no outro dia.
É assim que funciona o Mac Donald´s, é assim que funcionam todas as empresas capitalistas do mundo, essa é a lógica do sistema. É cruel, é mesquinho, é tenebroso, sujo, e lastimável. Então, não venham dizer que trata-se de uma ação filantrópica, pois está na cara que é uma maquiagem, a fim de tornar mais popular  essa grande empresa de exploração.
Em nenhum momento nego que pessoas sejam beneficiadas com essa ação, sei muita gente está sendo ajudada neste momento. Porém, de que adianta uma empresa fazer milhares de pessoas sorrirem com uma ação filantrópica, se a condição material para que ela exista é explorar a necessidade e a pobreza de muito mais gente?

Obrigado pela atenção. Tenham todos um ótimo Mac Hipocrisia Feliz ;)


Marco Aurélio

7 comentários:

  1. Isso para não falar que no Mac Dia Feliz as lojas lotam o dia todo, os funcionários trabalham em um ritmo ainda mais frenético que o de costume. E pior, a venda de outros produtos - além do Bic Mac - aliada a superlotação das lojas e ao trabalho não pago aos funcionários, faz com que o Mac Dia Feliz seja ainda mais feliz para os donos da empresa. Afinal, eles lucram como nunca.
    Ou seja, a empresa não perde de jeito nenhum, só lucra, lucra e lucra.
    É isso ai, da-lhe capitalismo neles!!!

    Marco Aurélio

    ResponderExcluir
  2. Oioi! Primeiramente,valeu por colocar meu blog ali do ladinho,hauhauhau ^^

    E bom,sobre o mac dia feliz,eu não gosto de comer lá,e nunca fiz questão de ir lá nesses dias,nem ninguém próximo de mim,mas eu sei que é bem popular.
    Mas eu não entendi o que você quis expressar sobre o funcionário aí no texto,não sei se eu to meio lerda hoje...
    Mas enfim,além de tudo,isso também é uma forma de aliviar mais quem compra do que recebe.E fama de politicamente correto pro Mc Donalds.
    É prazeroso para a família que nunca passou fome ir hoje comer vários lanches no Mc Donalds e pensar "como sou bom e gentil,muito dinheiro está indo para pobrezinhos,posso dormir tranquilo sabendo que fiz minha parte."
    É ou não é?


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ok,lendo o seu comentário eu entendi,huahaua..na verdade me deu uma curiosidade agora,de conhecer alguém que trabalhe lá,só pra questionar sobre o trabalho nesse dia e tudo mais..

    ResponderExcluir
  4. Se quer criticar algo, aprenda a escrever antes...

    E eles trabalham no McDonald's porque QUEREM.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vários amigos que trabalham lá. Foi através deles que fiquei sabendo que esse dia é um inferno para os funcionários.

    E ah Sá, você é super legal, e seu blog incrivelmente de qualidade. Fico feliz em ser seu colega de "trabalho", não tem o que agradecer.

    Abração^^

    Marco Aurélio.

    ResponderExcluir
  6. ASUhashasu... Ok Ok, terei aulas de correta grafia do nome de multinacionais com o anônimo acima. E aproveitarei para perguntar em que planeta vive para não conhecer uma coisa chamada "necessidade imediata de subsistência."

    Abraço

    Marco Aurélio

    ResponderExcluir
  7. eles trabalham no mequedonaldis pq querem
    e vc é burra pq qé
    OTÁVIO SCHOEPS

    ResponderExcluir