segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Господа и слуги"

Bom pessoal, estas 2 semanas que passaram a gente atrasou um pouco, mas após o feriado a gente tenta ser mais pontual (sei!!!). Então...hoje, a pedidos do Marco Aurelio, vulgo "Che", vou fazer a resenha de um livro que terminei de ler semana passada. O livro no caso é "Senhor e Servo" de Lev Nikoláievich Tolstói ou Leon Tolstói.



Antes de le-lo, não conhecia muito sobre Tolstói, mas o livro me chamou a atenção pela maneira tão diferente que ele trata a luta de classes.

O livro conta a historia de um senhor de terras, chamado Vassili Andreitch, e seu servo (no livro "Mujique") Nikita. A historia se passa na gélida Russia, logo após o feriado de São Nicolau. Vassili tem que fazer uma viagem de negocios, e leva Nikita consigo, para ajudar na jornada. Mas em meio a forte nevasca, se perdem, e para sobreviverem tem de deixar as castas sociais de lado, e se ajudarem como podem para conseguir passar pela noite sem morrerem congelados.
A historia é regada a tensão e ansiedade, medo e angustia, e partes realmente comoventes, com a imagem de neve e frio petrificante sempre permanentes. Uma das coisas legais de Tolstói, era que ele era um cara muito ligado com a natureza e o anarquismo. O lado da natureza esta estampado na imagem de Nikita, o obediente e solicito servo, que cuida dos animais e conhece os segredos da floresta, e o lado anarquista fica cada vez mais agudo, quando a situação demanda, e que no caso, é o ponto chave da historia.

O livro é incrivel, e é bem curto. Vale muito a pena!! É uma verdadeira lição de humildade, ainda mais em tempos tão individualistas como os nossos.

A versão que eu peguei, ainda vem com outros dois contos dele, sendo o segundo, "O prisioneiro do cáucaso" e o terceiro, "Deus vê a verdade, mas custa a revelar".

LEIAM!!!


Atenciosamente
Thales B. Souzedo

2 comentários:

  1. Deu vontade de ler. Parece ser realmente interessante!!


    Abraço Thales

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de ler. Parece ser realmente interessante!! [2]

    É só achar um sebo que me surpreenda agora!

    ResponderExcluir