sábado, 30 de abril de 2011

RESISTENCIA

A Resistência de um povo contra as investidas do Estado e do Capital.

Vejam:



Este vídeo é fruto de um trabalho desenvolvido no Chile pelo grupo Avalanche Missões Urbanas - aqui do Brasil. O mesmo retrata a luta do povo Mapuche ( também conhecido como Araucanos ), um povo indígena que que nunca aceitou a dominação dos espanhóis e que luta até os dias de hoje para manter seu legado cultural, sua autonomia e seu direito a terra.
Do outro lado está o estado Chileno, onde mora a opressão estatal e a lógica do capital, que busca fagocitar esse povo. O que começou pelas mãos da Coroa Espanhola tem continuidade pelas mãos do governo Chileno, mas o povo Mapuche não há de se entregar, pois o espírito aguerrido destes humanos é mais forte que qualquer opressão do estado e do capital.
Amigos, lamento não poder escrever algo com maior embasamento, pois confesso ter tomado conhecimento dessa situação a pouco tempo. Entretanto prometo pesquisar sobre o assunto e postar uma 2ª parte.


Abraços


Marco Aurélio

Um comentário:

  1. Esqueci de citar na postagem, mas o povo Mapuche renega o nome de Araucanos pois este foi dado a eles pelos seus inimigos - Incas e Espanhóis.

    ResponderExcluir