quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Vosso Tanque General...

O Vosso Tanque General...




O Vosso Tanque General, É Um Carro Forte
Derruba uma floresta esmaga cem
Homens,
Mas tem um defeito
- Precisa de um motorista

O vosso bombardeiro, general
É poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
- Precisa de um piloto.

O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar

Bretold Brecht


Este é mais um poema de Betold Brecht que aqui comento, não quero me passar por repetitivo, mas a profundidade que seus escritos contém transcende qualquer tentativa de desculpas. Nesse texto Brecht nos mostra toda engenhosidade destrutiva que a humanidade pode criar, porém, mesmo com todo aparato militar e toda tecnologia a seu dispor a racionalidade humana (que esporadicamente aparece na história) continua sendo o calcanhar de Aquiles daqueles que buscam através da alienação prosseguir com suas guerras corporativas onde não importa quem ganha, só importa manter a máquina militar alimentada do sangue e da esperança dos que possuem recursos de interesse dos poderosos.


Renan Bonassa

2 comentários:

  1. E ainda há os que defendem que o mundo marcha para o pleno desenvolvimento. É a Utopia do mundo tecnológico, a falácia do Neoliberalismo!!!

    Enquanto houver homens lutando do outro lado do front, defendendo a bandeira da liberdade de viver, e não de comerciar, creio que haverá esperanças!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso sem falar na antagonia de classes que esse "desenvolvimento" traz, a tecnologia existe para os que tem acessso a ela.

    ResponderExcluir