segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Il Postino"

E ai pessoal, tudo bem?

Hoje pra variar um pouco as coisas, vou indicar um filme que é um dos melhores que eu ja vi, e um dos meus favoritos...um dos poucos que realmente me tocou.

"O Carteiro e o Poeta" (Il Postino, em Italiano), é um filme Italiano, sobre o exilio do famoso poeta Chileno, Pablo Neruda. Mas mais do que isso, ele é um filme com uma história magnifica.

O filme mistura realidade (o proprio exilio de Pablo Neruda) e ficção, ao mudar o local de onde se passa o exilio, da Ilha Negra no Chile, para uma cidadezinha na Italia. O filme se passa no litoral sul da Italia, em uma cidade remota, monótona e miseravel, aonde as pessoas não tem o minimo de escolaridade, e a unica fonte de renda é a pescaria familiar.

Mario Ruopollo é um homem de 40 anos extremamente ingenuo, que vive com seu pai, um pescador velho. Mario esta desempregado e não quer trabalhar como pescador, mas precisa de um emprego para ajudar no sustento da casa, até que um certo dia a cidade recebe uma mensagem que acabaria com sua monotonia: A chegada de um exilado politico do Chile. Logo se descobre que se trata do famoso poeta socialista Pablo Neruda. Com essa novidade, surge o cargo de ser carteiro de Neruda, em que as exigencias são: saber ler e escrever e ter uma bicicleta. Mario logo se candidata ao emprego e começa na função.

Mario começa timido em sua função, entregando cartas (dezenas por dia) a Neruda e indo embora sem dizer um "A". Mas ao ver que Neruda recebe quase que exclusivamente cartas de mulheres, Mario pergunta se o poeta pode ajuda-lo a escrever poesias para encantar sua amada, Beatrice, garçonete do unico boteco do vilarejo. Aos poucos Neruda tenta mostrar ao simples carteiro a beleza, profundidade e simplicidade da poesia que sempre existiram em si e logo se tornam bons amigos. Aos poucos Mario vai mudando sua maneira de ver a vida e o mundo, se tornando um apaixonado poeta. As coisas começam a mudar quando Neruda é aceito novamente no Chile, e vai embora da pequena cidade, deixando para tras saudade e esperança. Mas a historia não termina ai...

ASSISTAM!!

(Desculpem, não achei um trailer com legenda. Mas traduzirei o que ele fala...)



"Mario era um carteiro humilde, que vivia uma vida simples em uma pequena ilha Italiana. Por anos ele amou Breatice, mas não sabia como conta-la, até que Pablo Neruda, o famoso poeta e conhecido no mundo por ser romantico se muda para la. Agora este grande homem vai ensina-lo que todo momento tem seu significado, toda palavra tem seu lugar, e tem um caminho para todo coração de mulher. [...] se orgulha em apresentar a história de um homem que deu ao outro a coragem para mudar sua vida, e a paixão para viver seus sonhos".


Curiosidade: Massimo Troisi, que interpreta o carteiro "Mario" na historia, morreu 12 horas após o fim das filmagens, devido a um problema cardiaco congenito. Ele adiou a cirurgia do coração para completar as filmagens. Ele foi póstumamente nomeado para Academy Award for Best Actor.



Obrigado pela atenção.
Thales B. Souzedo

4 comentários:

  1. Me lembrou duas coisas que preciso fazer: Comprar um livro do Neruda e ver esse filme ae.

    Boa sugestão Thales. Lado B total.


    Marco

    ResponderExcluir
  2. Nossa,não conhecia o filme,deve ser muito legal! Eu adoro o Neruda!

    Valeu pela dica :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por lerem o post, realmente o filme vale a pena! Bom, só gostaria de recomendar a leitura do livro de poesias mais famoso e digamos...revolucionario, de Neruda: Canto Geral. Eu li um pouco, mas não tenho muita paciencia para poesia. Mas sem duvida alguma é "essencial".

    ResponderExcluir
  4. O "Confesso que vivi",obra mais considerada biográfica,também é bem legal...

    ResponderExcluir