segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Os guerreiros do Arco-Iris"

E ai galera, tudo bem?

Hoje, como cada um ja se aprimorou em certa area do blog, vou recomendar mais um documentario, mas que dessa vez é um que realmente me chamou a atenção.

O nome do documentario é "The Rainbow Warriors of Waiheke Island" e no Brasil "Os Guerreiros do Arco-Iris". O filme se passa na metade dos anos 70, e fala de um grupo de pessoas dentro do Greenpeace que resolveu lutar contra os navios-baleeiros. O filme trata de maneira muito honesta a vida destas pessoas, mostra a precariedade de equipamentos, com os quais eles tinham de passar meses em alto-mar, a dificuldades e perigos da luta diaria. O filme da enfoque em algumas partes, que realmente marcam, como a equipe do "Rainbow Warrior" (Nome do barco), indo resgatar o povo de uma pequena ilha que tinha sofrido testes de bombas nucleares norte-americanas, e a morte de alguns integrantes pelo ataque violento de alguns baleeiros. O filme ainda mostra a vida atual dos agora ex-integrantes do Greenpeace, que lutaram no Rainbow Warrior, mostra a comunidade alternativa criada por eles na ilha de Waiheke (Nova Zelandia), que vive principalmente do plantio familiar e da venda de geléia feita por eles.

Para mim, o filme marcou muito, pelos ideiais "esquerdistas", mas principalmente pelo ativismo contra o abate de animais.



Existem hoje em dia varios grupos que atuam contra os baleeiros, mas como o Greenpeace hoje é uma "multinacional", gosto de citar os caras do Sea Sepherd, que realmente fazem uma luta focada e direta. Eles tem um programa no Animal Planet chamado "Whale Wars", que retrata a vida diaria deles no barco, as lutas e ataques sofridos, vale a pena!

Vejam e comentem...


Thales B. Souzedo

Um comentário:

  1. O GreenPeace é uma multinacional, UAShuashs...
    Boa.
    De qualquer forma, parece ser legal. Você sabe informar o ano em que foi rodado?

    Abraço!

    ResponderExcluir