segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Nós destruímos a natureza... e a natureza vai nos destruir.

"Participação especial de uma jovem garota do 2º ano do Ensino Médio - Etec Fernando Prestes. Primeira participação feminina neste Blog. Espero que gostem"
Marco Aurélio
  
 Rio Tietê

Quando o último rio secar,a última árvore for cortada e o último peixe pescado,o homem vai perceber que dinheiro não se come.

Hoje visitei São Paulo. Embora já soubesse dos seus infindáveis problemas políticos,ecológicos e sociais,fiquei perplexa. A cidade mais rica do Brasil abriga a maior pobreza que já conheci.
Antes de chegar,obrigatoriamente,milhares de veículos pagam um pedágio caríssimo (o que torna incoerente o direito de ir e vir e todo o "lucro" obtido destina-se não sei pra quê,ou sei,né ?). Logo na entrada da capital do estado,avisto o que,teoricamente,é um rio,o rio Tietê,morto;resíduos humanos e resíduos industriais... e aves lindas "sobrevivendo" no meio de todo aquele lixo. Ainda na marginal,congestionamento a perder de vista e a poluição do ar,com a queima de óleo diesel e outros combustíveis ( o que torna o ar irrespirável).Mais à frente,a cena mais chocante do dia : seres humanos que vivem embaixo de pontilhões,dormem nas calçadas,em plena luz do dia,sob o frio,chuva e sujeira;vivem como ratos (vivem COM OS ratos),são tratados como ratos. Condenados a viver numa das situações mais degradantes de sobrevivência,o que expõe a falta de comprometimento do governo com sua própria constituição,a lei dos direitos humanos,que determina que todas as pessoas são iguais,ou seja,tem os mesmos direitos;mas estas pessoas que encontrei hoje não conseguem suprir nem ao menos suas necessidades básicas .. sinceramente,não sei o que é direito. Pouco mais tarde,presenciei um fato que aumentou mais ainda minha indignação: um mendigo ofereceu UM REAL para uma moradora de rua,pedindo em troca relações sexuais com ela,a dignidade dessa mulher foi esfacelada,eles não conhecem dignidade nem respeito. Se a mulher sofre injustiças até no mais alto nível da hierarquia social,imagine estas mulheres de rua .. o abuso não para aí. Em todas as ruas há polícia pra todo lado,de que adianta? São miliciantes. Tudo isso é fruto do capitalismo.
O capitalismo ludibria com todas as vantagens que aparenta ter,mas  seu objetivo é destruir o planeta. As indústrias poluem o ar,a água,mata os animais,desmata as florestas e os consumistas financiam essa matança em larga escala. A guerra com a bomba atômica iniciou a destruição do planeta e o papel do capitalismo é completá-la,restringindo a inteligência humana com sua doutrina de individualismo.
Embora haja tantos problemas,é possível revertê-los sim,agindo. Não falo sobre conscientização,pois todo o terror que citei aqui,os brasileiros escutam e veem diariamente. Eu peço que sejam cidadãos,não basta apenas o conhecimento,é preciso exercer a cidadania,sem medo.
Vamos fazer um movimento dando atenção ao que realmente tem importância,fazer projetos,reivindicar nossos direitos,para que as consequências do agora sejam reversíveis,as perdas ainda são reparáveis. Acabemos com o egocentrismo e pensemos na sociedade para viver num país melhor,pois o Brasil é o povo brasileiro,portanto, é o reflexo do que seu povo faz.
OS GRANDES SÓ SÃO GRANDES PORQUE ESTAMOS DE JOELHOS. LEVANTEMO-NOS.

Gabriela Felicio

Um comentário:

  1. Muito Bom Gabi, boa sensibilidade. Enxergou o óbvio, mas hoje em dia o óbvio é o que menos se vê!!

    Marco Aurélio.

    ResponderExcluir