sábado, 1 de outubro de 2011

Professor Pedro / Debord / Lar

" O espectador não se sente em casa em lugar nenhum, pois o espetáculo está em todo lugar" - Guy Debord.




O Professor Pedro sai de seu trabalho, ele está exausto, passara o dia preenchendo diários, estava completamente exaurido de suas forças.
No caminho para casa, uma cerveja gelada na padaria. E então, ele finalmente chega ao destino, seu lar.
De uns tempos para cá, Pedro andava meio reflexivo a respeito de uma frase que viu em Debord. Ela dizia basicamente que na sociedade em que vivemos somos homens sem lar, pelo fato de que um espetáculo alheio a nossa essência nos ronda onde quer que a gente vá, nos impedindo de ser quem realmente podemos ser.
Assim que chega em sua casa se depara com sua TV, que está desligada, mas que a essa altura da consciência é encarada como um revolver descarregado. Porém ele passa por ela em segurança, não há ninguém para ligá-la e não é ele quem irá fazê-lo.
O Professor Pedro avança até um nível superior de sua casa, o quarto , e lá encontra uma outra ameaça - o Rádio. A cada passo que dá pela casa se sente mais ameaçado. Pedro é refém em seu próprio lar.
É nesse momento que ele suspira e pensa, em como é difícil a sua missão - a de educar. Como é complicado dizer, quando há um mundo de imagens feitas para desdizer o que ele diz. É realmente difícil dar aula, com todo enorme numero de contra aulas que o mundo dá.
Pedro estava sitiado, mesmo assim não desistia de lutar, pois sabia que é justamente ai que habita a beleza das coisas. Na luta eterna e incansável que é viver.


Marco Aurélio

3 comentários:

  1. E, além de ser difícil lutar contra as "contra-aulas", Pedro tem de se manter firme para que ele mesmo não seja "re-educado".

    ResponderExcluir
  2. Sim Brother. Nossa cara, verdade. Difícil mesmo essa vida do Professor Pedro.

    Abraço João =D


    Che

    ResponderExcluir
  3. Se manter firme não apenas para que não seja re-educado como Jõao disse, mas também para não sucumbir as tentações da vida espetáculo. Um exemplo mais claro que isso é o facebook, ou o instagram; as pessoas deixam de aproveitar o momento para postar sobre o momento. Triste/irônico não?!

    ResponderExcluir