terça-feira, 22 de março de 2011

Industria Alimenticia (Animais)



Sempre penso nas coisas as quais somos sujeitados desde que nascemos, e uma delas (que é a mais corriqueira na vida minha atualmente) é a industria alimentícia (no caso – animais). Nós, em geral temos noção de quanto somos alienados pela industria alimentícia? Nós temos noção das torturas e brutais assassinatos que acontecem em locais de criação e abate de animais? Ou sabemos e fingimos não saber/não ligar?

Eu acredito que a industria trabalhou tanto sua propaganda que alcançou 2 grandes patamares:

1.   A alienação total quanto aos animais:
Nós hoje em dia, não vemos mais animais como seres vivos, pensantes que tem uma vida e relações sociais. A industria nos fez acreditar que são meros seres estúpidos (as vezes são diminuídos a nada), que não servem pra muito senão nos alimentar. E que comer animais é algo “instintivo” e “natural” do ser humano.

2.   Questão de status:
Hoje em dia temos o ato de comer carne, principalmente para o homem como algo másculo. Primeiramente pelas questões atuais de aceitação social, como normalmente os seres machos da espécie humana contemporânea são altamente homofobicos, para ser parte do grupo masculino, você precisa ser rude, e comer carne é algo rude, principalmente em churrascos, que são a principal vitrine de sua “masculinidade”. Depois disso temos uma questão mais primitiva, que seria a dominação sobre outro animal. Comer a carne te da a chance (mesmo que subconscientemente) de demonstrar que você foi capaz de dominar aquele animal, mata-lo e come-lo, por mais que você não o tenha feito.

Primeiramente, sobre as questões de ser “institivo” e “natural”, eu tenho uma teoria. EU acredito que o ser humano sempre foi principalmente vegetariano, por ser um animal sem demais armas como outros demais, e que começou a caçar e comer carne pouco tempo antes da criação da civilização e outros utensílios. Tenho como base a arcada dentaria do ser humano, que não é projetada (não teve tempo de evoluir) para comer carne, como a dos demais animais carnívoros em que os dentes são em formato de V para cortar a carne, enquanto os dos seres humanos (como os demais animais herbívoros e onívoros) são quadrados, projetados para triturar (plantas e grãos). Mas não sou biólogo ou antropologo, e não tenho estudo o suficiente para afirmar isto.

Eu acho que as pessoas tem de saber que todo este processo desde a criação dos animais até o abate e armazenamento é altamente prejudicial, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde. A criação de larga escala, leva ao desmatamento de regiões de florestas para criação de pasto para gado, este é o maior problema ambiental ocorrido hoje em dia no Brasil e no mundo, e devemos lembrar que o mar, o maior bioma do mundo, é o mais prejudicado, tendo varias especies dadas como extintas. Fora isso devemos levar em consideração que 60% da produção de cereais do mundo, sim – do mundo! É destinada a criação de animais para abate, todo este cereal poderia alimentar o mundo inteiro! Pensem bem! SEM FOME NO MUNDO. Fora isso, devemos pensar na grande produção de carnes processadas, oferecidas por redes de “fast-food” do mundo todo, que são carnes altamente gordurosas, baratas (são feitas com tudo o que tem no animal, desde o rabo até os ossos) e cheias de conservantes (um big mac pode se manter comestível até 1 ano após ser feito) e outros produtos químicos altamente prejudiciais a saúde. Sem contar as carnes de açougue, que ficam apodrecendo por semanas naqueles estabelecimentos e as pessoas insistem em comprar (mesmo sabendo que a carne de um animal começa a apodrecer 15 minutos após ele ser morto).

Infelizmente, esta “cultura” já esta extremamente enraizada em nossa sociedade, e isso não vai acabar (pelo menos não enquanto a sociedade continuar sendo ignorante).
Mas eu acredito que as pessoas deveriam ter uma idéia maior sobre o assunto (pois os desgastes ambientais envolvidos nestes processos são muitos!), e deviam ter um respeito maior por todas as formas de vida. Este é um caminho para uma sociedade mais igualitária.

Viver sem carne, não é uma atividade impossível, mas sim muito facil, eu mesmo já me provei isso e sou lacto-vegetariano a 1 ano e meio. Pra mim, consciência das coisas é o que eu preciso ter, então não uso produtos que causam ou causaram sofrimento a qualquer tipo de animal, seja direta ou indiretamente e não consumo produtos que subjuguem outras formas de vida. Eu acho isso muito gratificante, e pra mim é a maior prova de amor a natureza que eu posso demonstrar. Nunca passei fome e tenho uma saude melhor do que nunca.

Finalizando, pra mim não é justo você acabar com uma vida, só para enfeitar seu paladar. Hoje em dia, seres humanos não necessitam mais consumir produtos derivados de animais. Hoje é só questão de lucro (lembrando que são os grandes empresarios capitalistas que ganham pela carne de abate e não a pecuaria familiar).

Agora, para você que se interessou, talvez queira procurar algo sobre Frugivorismo e Veganismo (que pra mim é o mais legal). São coisas ótimas para acabar com este sistema cruel e sem sentido, e são movimentos que precisam cada vez mais de apoio.

Tenho certeza que esqueci de alguns pontos, mas o déficit de atenção é cruel comigo. Então quem quiser complementar, é pra isso que estamos aqui, para criar uma discussão embasada, democrática e inteligente sobre o assunto, respeitando a opinião de todos.


Obrigado pela atenção, e bom raciocínio!

Thales B. Souzedo

Por favor assistam:
http://www.dailymotion.com/video/xnpmy_documentario-a-carne-e-fraca_animals

Dica para ouvir enquanto pensa:

YOUTH OF TODAY - NO MORE

Nota posterior:
Escrevi este texto em 27 de novembro de 2010. Minha teoria foi descartada, pois após lembrar bases da Antropologia, com a ajuda de amigos, relembrei que os dentes dos seres humanos são quadrados, principalmente por sermos onívoros, não por consequencia temporal. Isso não exclui a importancia urgente do texto, ou do Vegetarianismo em nossa sociedade.
 

2 comentários:

  1. Quando adquirir autonomia alimentar pretendo parar de comer carne. Já que tenho essa opção.

    Mas me pergunto se parar de comer carne é uma opção para todos. Será que a grande massa de miseráveis que nem sabem se terão o que comer no almoço podem se dar ao luxo de escolher?

    Será que não está se criando um mercado B de consumo para esse público que não consome carne?


    São questões intrigantes que me remoem neste momento.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não entendo o porquê, mas o "mercado" para vegetarianos e similares é visto de uma forma bem mais elitizada, é só pesquisar por aí. Enfim, tudo o que difere é elitizado de algum modo. Mas creio que se hipotéticamente fossem criados novos hábitos para uma próxima geração, a alimentação livre do crueldades e assassinatos seria algo completamente acessivel. E ainda melhor, seria um caminho interessante para a auto suficiência :)

    ResponderExcluir