sexta-feira, 18 de março de 2011

Acidente Nuclear no Japão



"Para quem não engole os contos da carochinha do sistema, salta aos olhos que as usinas nucleares jamais serão totalmente seguras. Trata-se de mais uma opção que o capitalismo impõe à humanidade, a partir de um enfoque em que a relação custo/benefício é tudo e a vida das vítimas, nada".


Ai Galera, esse é um excerto de um artigo que saiu no Correio da Cidadania - da autoria do escritor e jornalista Celso Lungaretti - sobre o acidente nuclear no Japão.
Vocês poderão conferi-lo na integra acessando este link: 




Espero que leiam, e comentem.



Abraço, até a próxima postagem!!!


MARCO AURÉLIO




3 comentários:

  1. Trazendo esse tema pro Brasil,é bem discutível também...O Brasil já tem as 2 usinas nucleares no Rio de Janeiro,e estão previstas a construção de mais 4 ou 5,certo? É sempre ressaltado que são seguras,que é energia limpa,mas se ocorre acidentes semelhantes a esse no Brasil,que proporções tomaria? E o Brasil,que tem capacidade de investir em energia eólica e solar,que são bem mais seguras,e não alagam grandes areas para construção como as hidrelétricas também. Fica difícil não pensar que muita coisa importante assim,que envolve vidas,são apenas partes de mais algum negócio.

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, os interesses do capital estão atravancando o desenvolvimento científico. Como nesse caso da produção de energia, onde há uma predileção pelas formas de produção mais lucrativas em detrimento daquelas que seriam mais seguras, sustentáveis e benéficas para a humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Uma reflexão realmente pertinente, o capital como prioridade, a segurança e as questões ambientais constituem o segundo plano. Porém a longo prazo qual terá o maior peso?

    ResponderExcluir