sábado, 10 de março de 2012

TRABALHO



O significado da palavra trabalho remonta à sua origem latina: tripalium (três paus) - instrumento utilizado para subjugar os animais e forçar os escravos a aumentar a produção.
O tripalium era, pois, um instrumento de tortura, algo semelhante à cruz que o rebanho cristão adotou como objeto-símbolo de um culto masoquista.
Vão-se os objetos, ficam as palavras: por volta do séc. 12, o termo já tinha ingressado nas línguas românicas - traball, traballo e trabalho (Port.), travail (Fr.), trebajo, trabajo (Esp.), travaglio (It.).
Embora na França rural, até hoje, travail ainda sirva para designar uma variante do tripalium - uma estrutura de madeira destinada a imobilizar o cavalo para trocar ferraduras ou efetuar pequenas intervenções cirúrgicas-, em todas essas línguas o termo entrou como substantivo abstrato, significando "tormento, agonia, sofrimento".

           O trabalho pode ser uma exploração, cansativo, difícil e penoso, e além da luta de classes, há outra luta, por exemplo: professor/aluno, garçom/cliente, bancário/cliente e etc. O que faz o trabalho ser uma tortura? São as relações que temos que ter com outras pessoas, ora acusando, ora sendo acusado, seja de incompetência ou de falta de educação. Humilhamos, disputamos e queremos tudo e todos do nosso jeito, pois somos todos perfeitos.
           Está embutido em nós, a ideologia burguesa, como sendo algo natural do ser humano, eu acredito que a ideologia burguesa é natural aos idiotas.
          O que é o trabalho na nossa sociedade, senão, produzir para lucrar e controlar para manter. Simplório e patético, mas se não está em um está em outro, ou seja, produzimos, incluo os três setores da economia, ou fazemos parte de alguma instituição de controle.

OTÁVIO SCHOEPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário