segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Contos Causos e Crônicas do Índio - Violência IV



- Você vai ficar cego, ou até amputar as pernas se...
Chocante e infeliz observação fez o pai ao flagrar a criança que pretendia abocanhar o irresistível chocolate.
Quisera eu neste momento estar iniciando apenas mais um conto do Índio, ou que fosse uma crônica de um fato isolado da cidade que cresceu de forma desordenada. Seria menos comovente e preocupante; mas não é assim.
Quantos menores em formação de sua personalidade são repreendidos com colocações tão fortes e nem sempre verdadeiras.  As consequência para o futuro do menor poderão ser desastrosas. No caso ora citado o progenitor gritava com o filho de tão somente quatro anos de idade. Creiam!
Não pretendo exagerar na minha modesta opinião, todavia comparo tais atitudes a atos violentos, não menos que o enforcamento do bebê com o próprio cordão umbilical, cuja autora foi a mãe. A deformação do rosto do homossexual corroído pelo ácido atirado de um veículo; a morte do Galdino, ou o punhal que sem piedade é cravado no coração do leitão que chora e implora pela vida, pois ele e ninguém gostaria de ser transformado em salsicha, presunto ou torresmo pururuca. Sentem seu sofrimento seus pais e irmãos até que chegue sua vez. Não faltará freguês.
Violência é violência não importa contra quem, ou o quê. Se forem anotadas em folhas de papel e colocadas lado a lado, as crueldades que saem da boca, em poucos dias, dariam para cobrir toda superfície da esfera azul. Porém...

"Imagine all the People / Live the life in peace - Lenon"

Imaginemos que os pedaços de papéis no solo sejam os habitantes de mãos dadas caminhando para a mais alta de todas as montanhas em busca de paz. Lembraremos do velho que desceu a terra, para consolar o menino, que chorava a perda dos irmãos e disse:
- Temos que chegar lá pelos caminhos tortuosos, estes nos fortalecerão na vida que se iniciará.
Apontava para as nuvens o homem de longas barbas brancas.
Neri Jori entrou na manilha e dormiu sorrindo, como se estivesse na mais confortável das moradas.


Profº Pedro valeu! 15 anos! A imagem foi oportuna. 
Nota do Índio: Coordenador do Lâminas, o jovem docente, colabora na escolha das fotos publicadas em contos causos e crônicas do Índio.



Autor: Neusir - Índio

Um comentário: