sábado, 7 de janeiro de 2012

Contos e Causos do Índio - Nomi Raimundo


- Lua, não sei cê já ti falei meu nomi. Sô Neri, também Jori, Francisco e ainda Jovino, qui era o nomi di pai, qui foi combatê a invasão e acabo morto junto com os otros, depois disso é qui queimaram as nossa casa com genti dentro.
- Mãe correu comigo até quando pôde, não sei como ela conseguiu tanta força; a coitada tava toda queimada, tive tanta dó dela.
- Depois qui nóis tava em lugar longe do pirigo, ela pediu pra mim ti segui e disapareceu no escuro, é por isso qui converso com você.
- Não deu nem tempo de dizê pra ela qui eu queria qui meu nome foci Raimundo. Já vi tanta genti cê chamada di nomi Raimundo, mais uqui importa mesmo é o caráter, vó falô assim. Um dia, quero falá direito igual o povo da cidade. É difícil, mais vô consegui. Dona Ilda é professora, intao quando a vergonha passá vô pidi pra ela mi ensiná.
A Lua foi encoberta pelas nuvens, Jori Francisco foi para o interior da tubulação de água pluvial, seu abrigo. 
Sonhou o mestiço que estava na escola aprendendo ler e escrever corretamente. Direito negado a tantos.

" Já temos uma fã. Brigadão Gabi " 


Autor: Neusir - Índio



2 comentários:

  1. A história de Neri é belíssima e tão triste .. Mais triste é reconhecer a realidade de tanta gente nele. A natureza e a família são as coisas mais bonitas na vida da gente. Quando um dos dois (ou os dois) e o lugar onde vivemos são prejudicados ou destruídos a vida nunca mais é a mesma. É triste ver séculos de união e cultura sendo ameaçados (quase findar) por pessoas más,com motivos maus. Neri tem uma responsabilidade enorme,ele não pode deixar sua cultura morrer,ao mesmo tempo tem que sobreviver sozinho,aliás,ele e a lua. A lua é ótima companheira,gosto de conversar com ela. É difícil viver sozinho. Imagino quando os europeus vieram pra cá,"descobrindo um Brasil" que já estava povoado e definitivamente,não era um povo atrasado,era um povo que amava as riquezas de seu território e cuidava muito bem delas.Nessa época milhares de indiozinhos,tiveram a mesma história de Neri,porém,mais difícil e mais sofrida,o perigo estava em toda parte. É triste ver uma árvore cortada,um animal atacado,seu povo massacrado.
    Índio,parabéns pelo seu trabalho,expondo nada mais que a realidade,você faz seu papel de cidadão,de índio e isso é maravilhoso. Sou tua fã como todos que conhecem o Neri também são. Obrigado também pelo presente,eu adorei. Grande beijo.

    Gabriela.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Gabi. Uma pessoa sem noção de pertencimento é uma pessoa manca. Tudo que sabemos é fruto de uma herança social que recebemos de nosso grupo de origem.
    O Pobre Neri perdeu completamente isso. Não pertence mais nem a um mundo (Aldeia) nem ao outro ( cidade ).

    Marco

    ResponderExcluir