quinta-feira, 21 de julho de 2011

REDUNDÂNCIAS E GENERALIDADES

Toda e qualquer reflexão que se faça sobre a sociedade, estará criticando o ganha pão de alguém, seja uma minoria que recebe um cesto de pães ou a maioria que recebe suas migalhas.
Mas a reflexão deve existir para que cestos de pães e migalhas se transformem em apenas pães.
Quando penso em redundâncias parto de um pensamento que vem de uma generalidade. Por exemplo:  pensar na saúde, segurança, educação, emprego, cidades, infra-estrutura, miséria, cultura, justiça e tudo o mais. Chego a uma conclusão simples, que a origem desses problemas crônicos, se resumem em apenas dois conceitos, o Sistema Capitalista e o Estado Burguês que tem suas bases, pensando no lado pessoal da coisa, o orgulho e o egoísmo, que encontram nesse sistema um terreno fértil que justifica todas as disputas por poder.
 A cultura e a busca pelo poder de consumo, o poder vindo de uma ilusória hierarquia, o poder oriundo de impérios comerciais, industriais e nacionais. Todas essas disputas sustentadas e justificadas por um instinto animal de sobrevivência que se tornou cultural graças á propaganda e a falta de uma consciência crítica do que é a construção de uma sociedade que busca o bem comum.

OTÁVIO SCHOEPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário