quarta-feira, 27 de julho de 2011

Liberdade Ilusória



Liberdade Ilusória (propaganda)



Olhando ao nosso redor, vemos estampadas em todas as paredes marcas camufladas de um colorido intenso que se contrapõem ao mórbido cinza das cidades, alegram as metrópoles vendendo uma falsa idéia de um mundo harmônico e livre antagônico ao mundo distópico e déspota no qual nos contextualizamos. A propaganda que se faz presente em todos os aspectos ocidentais vende mais que uma marca, vende uma idéia, idéia de massificação contraditória a busca por singularidade vital para uma sociedade livre, você é o que veste, o que come, no que anda. Assim sendo me surge uma pergunta, o que você é?



Acreditamos (ou somos forçados a acreditar) que vivemos numa sociedade livre, porém o que realmente é essa nossa liberdade? Escolher entre coca-cola ou Pepsi? Vestir Nike ou Adidas? Escolher entre direita ou esquerda? Todas essas opções são pré-concebidas, e não fruto de uma autonomia individual ou de um ideal de cada um de nós. Embora algumas marcas se apropriam de imagens que remetam a uma ideologia a grande preocupação dessas marcas é o de lucrar cada vez mais.A liberdade nessa sociedade esta ligada a economia, nossa liberdade é unicamente a de consumo dentro de escolhas pré-concebidas (não por nós, nunca por nós). Nesse sistema pré-moldado nem mesmo o processo eleitoral está de fora.


A busca por um sentido num mundo tão desnorteado e caótico nos remete a um sentimento primitivo e poderoso, o de pertencimento a um grupo, é aí que a propaganda mostra toda sua articulação ao oferecer tal sentimento porém com único intuito de vender sempre mais, criando assim não uma identidade individual, mas sim um nicho econômico distinto de outro.


Essas marcas oferecem produtos diferentes , mas dentro de uma lógica única, a do capital, exemplo, uma mesma marca de roupa tem sua linha esporte e social, o público alvo não é o mesmo mas quem ganha com essa diversidade é a marca que vende tanto para X como para o Y. Essa é apenas uma das várias contradições presentes neste sistema de desigualdade e hipocrisia que é o capitalismo, a propaganda, braço direito da alienação, estende seus tentáculos cada vez mais em nosso modo de vida fundamentado em um cego consumismo compulsivo, cada vez que pensamos(ou somos forçados a pensar) ser livres a propaganda faz seu papel,de certa forma temos, como fora dito antes, liberdade(de consumo), porém nos falta a consciência para distinguir o que realmente escolhemos e o que fora selecionado para escolhermos.


Dica de documentário: “ O Império das Marcas”


Renan Bonassa

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