segunda-feira, 18 de março de 2013

Eduardo Marinho / Na Natureza Selvagem / Sesc Sorocaba


Salve Salve amigos e leitores do blog "Lâminas Verbais", nesta friolenta noite de segunda feira trago até vocês nossa matéria sobre o evento ocorrido no Sesc nesta última Sexta-Feira, dia 15/03/13.
Neste dia foi exibido o filme "Na Natureza Selvagem", e a atividade contou com a presença marcante do artista de rua, "filósofo contemporâneo e gênio do óbvio" Eduardo Marinho. Para nós da Equipe Lâminas Verbais foi uma enorme satisfação ter conhecido esse cara, afinal faz algum tempo que assistimos seus vídeos no U-Tube e ficamos impressionados com a eloquência e a coerência de seus discursos.



Além da palestra Eduardo trouxe até nós algumas de suas obras de arte, além de alguns exemplares de seu livro - com o preço um pouco salgado ele mesmo reconheceu -, mas mesmo assim adquiri um exemplar e não me arrependo não.
A fala de Marinho ( recordando os tempos de exército ) não fugiu muito do que era esperado, no entanto alguns episódios de sua história de vida que não aparecem nos vídeos da internet surpreenderam o público. Foram poucas as intervenções, as pessoas pareciam mais empenhadas em ouvir do que em falar. No entanto, longe do caráter professoral, ou dos academicismos mórbidos, Eduardo deu a sua palestra o caráter casual e improvisado de um bate papo. Só faltaram mesmo as cervejas.
O Sesc já havia fechado as portas e o diálogo comia solto, uma meia dúzia de gatos pingados teve realmente de se retirar, no entanto a maior parte do público prosseguiu até o final. Nessa conversa foram contemplados alguns pontos importantes, como a visão do artista sobre o regime Cubano e o Governo de Chávez na Venezuela, ele repudiou a demonização levada a cabo pela grande mídia burguesa, e falou coisas realmente interessantes sobre a solidariedade e a luta contra a desigualdade social existente nestes países, além de tratar sobre o imperialismo estadunidense, a mediocridade e insegurança de nossa "elitezinha" brasileira.
Enfim, um diálogo riquíssimo que não podemos reproduzir, apenas apontar alguns pontos. Realmente só estando lá para saber o quanto foi proveitosa a atividade. Tanto a Equipe do Sesc, quanto o público em geral e sobretudo o convidado Eduardo Marinho estão de parabéns. Foi realmente excelente, espetacular.


Parabéns a todos!!!





Marco Aurélio - Equipe Lâminas Verbais.


Otávio Schoeps - Equipe Lâminas Verbais.


4 comentários:

  1. Foi ótimo ir a Sorocaba. Sementes plantadas em terra fértil. Espero que dê frutos. Grande abraço a todos. Valeu, Alexandre, pela recepção e consideração. Não fiz nada além da minha obrigação.

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim, o "preço salgado" foi decisão da editora e eu fui voto vencido, pois queria um papel barato mas o editor vetou em nome da "qualidade" das produções da Navilouca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade você falou. Fazer o que é assim mesmo. Os próximos com certeza você consegue colocar a 5 mangos como queria desde o começo.

      Abraço.

      Marco Aurélio

      Excluir
  3. Valeu Brow. É uma alegria imensa.

    Marco Aurélio

    ResponderExcluir