segunda-feira, 30 de maio de 2011

América para quem?

É realmente engraçado a maneira que enfrentamos o termo "Americano". Ele é sempre relacionado aos norte-americanos, ou melhor (para não ofender os Canadenses), estado-unidenses, chegando até a ser uma personificação de tal. A questão é, após tantos anos de politicas supremacistas, imperialistas e colonialistas em toda a américa, os estados-unidos (isso mesmo, letra minuscula!!) conseguiram nos rebaixar à "Cucarachas", um povo inferior. Nós estamos abaixo deles mesmo em nossos "inquestionaveis" mapas, estamos abaixo em nossa industria que não possuem as grandes marcas, estamos abaixo até em nossa relação genética...não somos a raça pura e nunca seremos.

Nós temos liberdade?....aaah temos! A liberdade que o Tio Sam nos deu, é a LIBERDADE DE CONSUMO.

Está mais do que na hora de vermos que nossa cultura é rica, que nós somos mais do que mão de obra e que os povos americanos merecem uma libertação verdadeira!

Desculpem a verocidade e velocidade do texto, mas realmente me enfurece ver essa dominação acontecendo, e não poder fazer nada contra isso.



Abraços!
Thales B. Souzedo.

domingo, 29 de maio de 2011

Na beira do rio

Atravessei a marginal
Estou agora na beira do rio
Há peixes suícidas
Que pulam para a terra
Camuflam suas escamas
Com terra formando lama
Eles se debatem
O rio transbordou
Não foi por causada
Pelas chuvas em suas nascentes
E sim pelas lágrimas
Dos peixes angustiados
Que já não aguentam
Viver cercados de terras
Por todos os lados
Esse é o rio da Loucura

Atravessei a marginal
E agora estou na sua beira
O rio corre para o mar
Nada pode-o impedir
É um fato natural
Será que alguns peixes acreditam
Que o mar é um paraíso ?

Se o rio é da Loucura
Seria o mar sua cura ?

OTÁVIO SCHOEPS

O lado Coca-Cola da Vida



Trago a vocês nesta fria madrugada de sábado para domingo um maravilhoso comercial da Coca-Cola. Espero que gostem.
Afinal de contas, trata-se da mais pura realidade. Nosso mundo está mais do que perfeito, e não há problema que seja grande o suficiente a ponto de não poder ser resolvido com bom humor e Coca-Cola.
Se seu filho foi baleado em um tiroteio, de-lhe um bichinho de pelúcia e ele esquecerá da violência. Seja também um doador de sangue, afinal alguém precisa repor o sangue derramado nas guerras em que se empregam as armas e os tanques produzidos pela indústria bélica.
O mundo não carece de mais nada, e tu não carece de esquentar a cabeça não. Após fazer o que foi dito nas recomendações, abra uma Coca-cola estupidamente gelada e veja o mundo funcionar.

Abraços



Marco Aurélio

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Indicação de obra


Salvador Dali - Persistência da Memória
Renan Bonassa

domingo, 22 de maio de 2011

Ocupação


Despenca em flagelos
Duendes enfumaçados
Fugindo da falange
Morro ocupado
Mata desmatada
Cidade fantasma
Rebeldia repentina
Silêncio sagrado
Sirene ligada
Massacre macabro
Estado bruto
Da violência urbana
Em nome da ordem e propina
Certo do errado
Cabeça às avessas
Correria noturna
Trilha do submundo
Pulo no vácuo
Mergulho no lixo
Despenco em flagelos
No fato e no boato

OTÁVIO SCHOEPS

Greve do Centro Paula Souza

19/05/11







Os professores e funcionários das Etecs e Fatecs se reuniram as 15h00min da tarde em frente às portas da Escola Técnica Rubens de Faria e Souza – equipados com carro de som. Então iniciaram um pacífico protesto onde foram expostos todos os problemas que causaram a greve.
Todos os presentes tiveram a oportunidade de falar e expor seu ponto de vista.
Havia algo em torno de 150 pessoas na manifestação.
Sendo que amanhã os funcionários e professores em greve seguirão para São Paulo onde darão continuidade ao ciclo de lutas desta categoria.
Entrevista com Prof. Deoclécio Damasceno e Prof. Corredato.
   Por Marco Aurélio Nunes de Oliveira
1 – Há previsão de Anistia para os dias de Greve?
R: Depende da negociação. A greve é amparada legalmente.

2 – Qual a abrangência da greve em Sorocaba?
R: Em Sorocaba e região – em torno de 15 unidades em greve – há adesão de 95% dos profissionais.

3 – Há previsão para o término da greve?
R: Depende das negociações com o governo do estado.

4 – Como estão as negociações com o governo do estado?
R: “ Estão a passos de tartaruga”

Ao final afirmam os professores:
“Não estamos reivindicando aumento, e sim reposição salarial.



Marco Aurélio

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Preço da Apatia

O Preço da Apatia


O senador Pedro Taques (PDT) apresentou um Projeto de Lei no Senado (PLS) no dia 28/04 que visa categorizar como hediondo os crimes de corrupção (ativa ou passiva) além de aumentar de dois para quatro anos a pena mínima para essas práticas. O que pode e vai gerar muitas discussões necessárias para a política brasileira.

Projetos superfaturados, desvio de verbas públicas entre outras práticas desprezíveis tornam-se empecilhos para a realização dos mais simples afazeres do Estado, tais como a manutenção da saúde, da educação e da segurança. Não podemos também culpar apenas a corrupção por esses problemas, aliado a essa deplorável postura também está o descaso governamental para com os seus deveres básicos. Pode parecer exagero falar que a corrupção afeta tanto a nossa sociedade, mas uma pesquisa recente realizada pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) revela que a corrupção pode custar anualmente ao Brasil até R$70.000.000.000 (setenta bilhões de reais!!!) o que pode ser 2,3% do P.I.B, como comparação o estádio principal para a copa de 2014 não passará de 1 bilhão de reais, lembre-se que os investimentos públicos em educação é de 4,7% do P.I.B.

Basta um rápido olhar para sua cidade que você verá como essa monstruosa quantia faz falta, ruas sem asfalto, escolas sem estrutura, policiais incapacitados, caos na rede de saúde pública, enchentes causadas por desvio de rios e nada sendo feito etc. A apatia também tem um grande papel nessa história, já que são raras as manifestações sérias e argumentativas sobre o tema em questão. A concepção de democracia para o povo brasileiro é que política não é coisa do povo, enquanto deveria ser do povo e para o povo o que vemos é uma elite transformando um bem público em privado.


Renan Bonassa

terça-feira, 17 de maio de 2011

Musica boa, independente de rótulos...

E ai pessoal, tudo bem? Mais uma vez atrasado, mas antes tarde do que nunca, haha! Vamos ao post...

Eu sou um arduo fã do Heavy Metal e suas vertentes, e à algum tempo descobri que um dos guitarristas que eu mais gosto, Sr. Alex Skolnick (Testament, Savatage), tinha formado um grupo de Jazz. À principio não me interessei muito pela ideia, mas aos poucos fui ouvindo um pouco aqui e ali, e acabei "baixando" o album inteiro. Eis que eu gostei muito do som, Jazz natural, sem frescuras e bem "ambiente", o interessante tambem é ouvir os covers (entre outros) para "Eletric Eye" do Judas Priest, "The Trooper" do Iron Maiden e "Don't Talk To Strangers" do nosso recém-falecido pequeno gigante, Ronnie James Dio, todos em formato Jazz. Outra coisa legal, é que tira do Jazz, aquela imagem de que é um estilo de musica "elitista", musica tem que ser para todos!
 Ótimo som para ouvir nessas tardes frias e nubladas, tomando uma boa e grande xicara de chá (o qual fica a seu critério, na minha opinião, Mate).

Eu vou procurar o disco para comprar, pois realmente achei muito bom...de qualquer forma, aqui está o link para download:

Nome do grupo: Alex Skolnick Trio
Nome do disco: Transformation
Ano de lançamento: 2004

http://www.mediafire.com/?mm2kzl3mn2m


Boa audição!

Abraços...
Thales B. Souzedo

domingo, 15 de maio de 2011

O que é ser gente ?


O que é ser gente ?
Pode ser pisar em gente
Usar e abusar da gente
O demente também é gente?

Se pensa como serpente
E age como delinquente
Aí da gente

O que ser gente ?
Pode ser ajudar a gente
Pensar e rezar pela gente
A gente não é gente de repente ?

A gente mente
E se arrepende
É gente
Seja servente ou presidente

A gente foge de gente
E corre pra água'rdente
Tem gente que joga água quente
E espera que a gente aguente

É gente sobrevivente
O que a gente sente
Dói e corrói como dor de dente

Minha gente
Não me atente
vá rente
Procure um vidente
Minha gente
Pense bem antes que se arrebente

OTÁVIO SCHOEPS



sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cigarros, Diamantes e Propaganda

Cigarros, Diamantes e Propaganda




O senso comum moderno nos diz que fumar é errado e traz uma série de problemas respiratórios e afetam o desempenho sexual e uma centena de outros problemas, até em seu maço traz alertas que contém imagens fortes com o intuito de chocar ao mesmo tempo em que alerta sobre seus efeitos. É uma boa idéia essa de mostrar o real impacto dos produtos em seus consumidores anulando assim o efeito ilusório e alienador que a propaganda possui. Porém o cigarro não é o único produto que traz complicações futuras ao consumidor, vários produtos que estão presentes em nosso dia-a-dia têm propriedades cancerígenas. Gostaria de propor que essa realidade muito bem mostrada nos maços de cigarro também fosse aplicada em outros setores do capital, tal como a criminosa indústria diamantífera. Como seria entrar numa loja Vivara, ou numa Monte Carlo e ver logo na entrada cartazes contendo imagens da indescritível situação dos “trabalhadores” em seus mais que inadequados locais de garimpo? Como ficaria este símbolo da riqueza e do poder sendo subvertido pela cena incontestável da proporção da ganância humana? Ainda ficaria lisonjeada a mulher que recebe este monte de puro carbono que custou a vida de milhões de escravos (sim escravos!)? O capitalismo mostra toda sua incoerência, toda sua hipocrisia quando se omite em assuntos onde os números passam dos dez dígitos. Aliás, é essa hipocrisia que rege nossa sociedade, a total falta de lógica e a vista grossa para com os mais possuídos faz com que a antagonia das classes aumente cada vez mais. O papel da propaganda é indispensável para que os donos do monopólio no comércio de diamantes façam que seus produtos tornem-se desejados ao ponto de descartar todo o processo maníaco, ganancioso, assassino e acima da lei que trouxe essa peça para seu maldito dedo (ou em qualquer outro lugar onde deseja ostentar esta pedra). Assim uma imagem (parcial) é vendida e ACEITA pela sociedade do consumo que ignora as guerras civis que a extração de diamante e outros minérios trazem à África e outros países. Desde idade antiga a ganância do homem pelo ouro e Cia já se mostrara forte, com as grandes navegações se tornou evidente a fome européia pela riqueza. Seria errado mostrar imagens como as contidas em maços de cigarro nos mais diversos comércios que causam prejuízos não só a saúde do consumidor mas também à saúde do mundo? 


Renan Bonassa



DANCEM MACACOS DANCEM



Apesar de alguns trechos contraditórios, é uma excelente crítica a alguns comportamentos humanos.



Boa Reflexão.




Marco Aurélio




domingo, 8 de maio de 2011

Realidade e Rotina

Ansiedade
É o dia que não acaba
A noite que não chega
A luz que não apaga
A hora que não passa
A fila que não anda
O sono que não vem

Realidade e rotina
Me acorda todo dia
Às cinco da matina
Rir pra não chorar
Matar pra não morrer

Faz transformar
Sonho em pesadelo
Comédia em terror
Prazer em dor
Espera em desespero

OTÁVIO SCHOEPS

sábado, 7 de maio de 2011

Comer e Pensar


O projeto "Comer e Pensar", desenvolvido pela Equipe do Lâminas Verbais em parceria com a galera do coletivo Anti-Comodismo, foi colocado em prática nesta última quinta-feira.
Este projeto tem como objetivo oferecer uma refeição aos moradores de rua e as demais pessoas que trabalham no centro da cidade de Sorocaba durante a noite. Além da refeição também oferecemos alguns dos materiais que publicamos em nossos Blogs.
A idéia do nome vem de uma leitura de Marx, pois para o pensador alemão antes de pensar o homem necessita garantir os meios de sua subsistência, ou seja, antes de pensar o homem precisa comer.Portanto fomos as ruas do centro de Sorocaba oferecendo lanche, suco, bolachas, poesias, crônicas, verbetes etc.
Durante nosso trabalho também colhemos alguns depoimentos, interessantíssimos. Creio que todos que trabalharam neste dia concordam; aprendemos muito. É uma experiência e tanto, e que precisa ser expandida. Afinal o que pretendemos é agir de fato sobre a sociedade e não fazer caridade. A caridade é um preceito burguês e faz parte da ideologia da classe dominante. Então, não fizemos caridade, não somos melhores que as pessoas que abordamos. Somos todos partes da mesma classe explorada, somos todos semelhantes e precisamos lutar.



Abraços


Marco Aurélio




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nacionalismo Também é Fanatismo

 Nacionalismo Também é Fanatismo


As notícias do dia 02 de Maio sobre a morte de Osama Bin Laden correram o mundo e o que se seguiu foi uma onda de comemorações por parte dos estadunidenses seguida do pronunciamento do presidente Barack Obama dizendo que a “justiça” foi feita, digo-vos que isso não é justiça, é vingança. Caros leitores, o fanatismo religioso não é menor que o fanatismo nacionalista exercido pelos estadunidenses e o problema não está no Oriente e sim nas já tradicionais guerras corporativas empreendidas pelos E.U.A desde o final da Segunda Grande Guerra(1939-1945), guerra fria(1945-1991), passando pela guerra da Coréia(1950-1953),invasão a Baía dos Porcos(1961) do Vietnã(1965-1973), e do Golfo(1991) sem falar nas ditadura sul-americanas apoiadas pelo governo americano.Lembrem-se de Gantánamo, e das outra bases de tortura que estão por ai. Eles não defendem seu território, nem sua liberdade como dizem os cidadãos, lutam para girar a lucrativa máquina de guerra, rechaçam países que possuem recursos que a eles interessam e criam com o apoio massivo da mídia uma face a ser odiada e seu alienado povo absorve essa imagem sensacionalista sem questionar, saem às ruas empunhando suas bandeiras que escorrem sangue, sangue dos inocentes por eles massacrados. No governo de Bush (pai) os E.U.A negociavam com a empresa de construções da família Bin Laden, após o ocorrido em 11 de setembro de 2001 essa imagem de uma minoria fora tomada como regra e o ódio criado pela propaganda faz a mídia generalizar e condenar os mulçumanos como fanáticos terroristas. Dito isso espero que não tomem como real as falácias de um governo com tal histórico e possam diferenciar o real do ideal (para os E.U.A).  

imagem por: Latuff
 Renan Bonassa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Vou lhes contar"

 Pra não ficar preso a um só tema, gostaria de postar uma poesia muito linda, de uma pessoa que significa muito para mim. Espero que gostem:

"Vou lhes contar.
A boa verdade é que
o mau só há de viver
enquanto o bem quiser.
Há um pouco de espanto na maldade, e nela também um saco profundo de egoísmo.
Há certo sarcasmo, não finjo.
Desminto, demente.
Seja lá o que Deus quiser
E queira Alá o que Deus não quis
E seja feita a vossa vontade,
sem desfeita ser a minha.
Num saco furado, as migalhas vêm duma mesma farinha."
- Flavia Bellesia Souzedo.


Obrigado pela atenção.
Thales B. Souzedo.

domingo, 1 de maio de 2011

Repete, desvia e alivia

Repete, repete, repete
De momento guarda
E esquece
Do azul celeste
Dos agouros
Uivos na noite

Desvia, desvia, desvia
Sismas das sombras
Superstições e caldeirões
Foda-se quase tudo
Todos os ossos quebrados
Sub-jugo acuso
Prende e solta

Alivio, alivio, alivio
Sonífero, remédio da Burricia
Artifício do ofício
As custas da vida
As penas do corpo
Nos árduos dias
No cansaço da noite
Na cachaça o brilho

O final feliz do triste recomeço
Na deficiência da obediência
E na sequência
Repete, desvia e alivia

OTÁVIO SCHOEPS